Olá!
Estamos cada vez mais próximos do verão e das férias da criançada... Mas você sabe quais são o principais cuidados que devemos ter com os pequenos nessa temporada de calor?!
As crianças adoram praia, piscina, brincadeiras na areia e ao ar livre... mas toda essa alegria pode trazer incômodos para elas, se alguns cuidados não forem tomados! A pele das crianças e principalmente dos bebês, por ser mais fina e sensível exige mais cuidados e procedimentos que nós adultos não necessitamos nesta época do ano.
Confira algumas dicas para minimizar os efeitos do calor e da umidade nos seus pequenos!
A pele dos bebês e das crianças em geral são mais suscetíveis às alterações de frio, vento, sol, podendo ficar avermelhada ou descamando com mais facilidade. Mas até os seis meses de vida deve se evitar o uso de produtos na pele, até mesmo de filtro solar. Portanto o melhor é evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10h da manhã às 17h da tarde (no horário de verão). Também não esqueça de tomar alguns cuidados como proteger a cabeça com chapéu, usar roupas leves de algodão e evitar acessórios ásperos.
Para as crianças maiores, usar sempre protetor solar com fator de proteção 50 no mínimo, que deve ser reaplicado a cada duas horas ou a cada mergulho. Manter a hidratação tomando muita água e uma alimentação leve e saudável, também são essenciais nessa época do ano!
Outro cuidado importante é com o suor provocado pelo calor e com insetos que aumentam nessa época, e que podem provocar algumas alergias, ou até alguma doenças bacterianas... As mais comuns são:
- Brotoeja: provocadas pela dificuldade de eliminação de suor, aparecem em forma de bolhas e bolinhas avermelhadas. Elas podem ser desencadeadas pelo calor, após um quadro febril, ou por uso de hidratantes e protetores muito viscosos. Coçam muito, e se concentram no tórax, costas, pescoço e face.
Para tratá-las use roupas arejas principalmente de algodão, ventilar o quartinho da criança e banhá-lo mais vezes durante o dia, mas sem usar sabonete todas as vezes, pois a retirada excessiva da oleosidade da pele à deixa mais vulnerável à infecções. Procure sempre o médico para tratar com mais precisão ou em casos de dúvida!
- Estrófulo: processo alérgico provocado por hipersensibilidade à picadas de insetos, principalmente pernilongos, formigas e pulgas. Podem surgir bolhas em cima de bolinhas vermelhas logo após a picada. Coçam muito e podem ficar espalhadas ou agrupadas. As bolhas tendem a aumentar e serem infectadas posteriormente por bactérias. É mais comum entre 2 e 7 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. Procure proteger as crianças de insetos evitando lugares com maior concentração, e procure um médico para tratar a coceira e o processo alérgico-inflamatório.
Não descuide dos seus pequenos no verão... garante uma temporada alegre e tranquila para eles!
Até mais, equipe Quero-Quero!
Nenhum comentário:
Postar um comentário