Olá!
Cada vez mais temos ouvido falar de da importância de uma alimentação balanceada, estilo de vida mais saudável, atividades físicas e tudo que está relacionado a boa saúde. E com as crianças estes cuidados não podem ser diferentes. No entanto, diante de tanta informação, continua crescendo o número de crianças e adolescentes obesos no mundo todo.
Mas, podemos destacar um dos fatores principais: o sedentarismo! Diante de tanta tecnologia para atrair as crianças para jogos eletrônicos e computador, praticamente se extinguiram as atividades ao ar livre, as brincadeiras de rua, entre outras atividades em que as crianças se exercitavam e queimavam calorias. Hoje elas se limitam à educação física do colégio com muito esforço!
Tudo isso traz um grande risco para a saúde dos pequenos, que podem desenvolver algumas doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, além dos transtornos psicológicos e sociais que giram em torno dos mais "gordinhos"! Mas os pais e os familiares podem ajudar neste problema, incentivando as crianças a praticarem alguns exercícios e atividades que podem ser direcionadas para cada idade.
Acompanhe abaixo algumas dicas de atividade de acordo com a faixa etária:
- 1 aninho em diante: natação, e atividades de recreação;
- 5 anos em diante: ballet e outras atividades também de recreação;
- 8 anos em diante: basquete, vôlei, futebol, tênis, caminhada, alongamentos, artes marciais, etc;
- 10 anos: todas as anteriores, além de corrida leve e circuitos;
- 12 anos em diante: todas as anteriores, e exercícios com pesos leves como musculação de forma moderada;
Cada atividade deve ser supervisionada por um profissional, e as crianças devem passar por testes e avaliações médicas para a liberação das atividades. Os pais devem consultar o médico para a prescrição da melhor atividade para cada caso.
O gosto da criança também deve ser levado em consideração para que a prática seja prazerosa e dê melhores resultados!
Gostaram das dicas? Vamos incentivar os pequenos a uma vida saudável desde já!
Até mais, equipe Quero-Quero!
Nenhum comentário:
Postar um comentário