26/10/2012

Pilates na Gravidez!


Olá!

Mais uma dica especial para as mamães que ainda estão no período de gestação! A pratica de atividades físicas nesse período é muito importante e benéfica para a saúde da mamãe e do bebê, desde que seja de baixo impacto e sob orientação de um profissional, com liberação do médico.
Então, hoje vamos falar um pouquinho dos benefícios do Pilates que já se tornou uma atividade conhecida com diversos adeptos. 



No período da gravidez é uma das melhores alternativas, sendo um método de condicionamento físico, que trabalha força, flexibilidade, concentração, respiração, equilíbrio e conscientização corporal e/ou postural.
Além de ser uma atividade de baixo impacto o pilates fortalece toda a musculatura pélvica, ou seja, a sustentação do centro do corpo (abdomem, coluna lombar, pelve e glúteos), os quais são muito recrutados no período de gestação.
O Pilates quando realizado durante a gestação também previne e auxilia em diversos problemas comuns as grávidas como: 

- O mau alinhamento da pelve que pode gerar pinçamento do nervo ciático, fortalece o abdomem e glúteos dando melhor  sustentação a coluna, podendo auxiliar nas dores lombares.
- Melhora a irrigação sanguínea, evitando inchaço e varizes nas pernas.
- Conscientiza a respiração que auxilia na gravidez e na hora do parto. Também oxigena a musculatura , melhorando a falta de ar, devido a pressão no diafragma pela pressão no abdomem.
- Além da flexibilidade alcançada com o Pilates, firmeza muscular e consciência postural,  essa atividade apresenta benefícios para toda a vida. Ficar de pé, sentar, caminhar, sentar ereta depois de estar deitada, aprender a levantar-se corretamente são alguns dos benefícios alcançados com a prática do pilates. 



Lembrando que as mamães devem pedir orientação ao médico antes de qualquer atividade e sempre realiza-las com a supervisão de um profissional da área!

E então, gostaram da dica? Alguém já é adepto do Pilates? Conte sua experiência!

Até mais, equipe Quero-Quero!

Nenhum comentário: